JARDIM DE INFANCIA

1 Sala de Jardim de Infância, para crianças dos 3 até à integração no 1º Ciclo.

O Instituto possui um acordo de cooperação com a Segurança Social, para o acolhimento de 24 crianças, em função do espaço disponível e a legislação aplicável. Objetivos gerais pedagógicos definidos para a educação pré-escolar:

  • Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança numa perspetiva de educação para a cidadania;
  • Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas;
  • Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
  • Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;
  • Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
  • Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
  • Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;
  • Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;
  • asIncentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.d

Sala Atividades Letivas

Sala Atividades Letivas


CENTRO DE ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES

1 Sala de C.A.T.L.- Centro de Atividades de Tempos Livres, para crianças idade escolar, com uma lotação máxima de 20 crianças.

Relativamente ao C.A.T.L., o Instituto possui um acordo de cooperação com a Segurança Social para funcionamento clássico, com fornecimento do almoço, para 20 crianças e jovens.

Objetivos gerais pedagógicos definidos para a educação pré-escolar:

  • Estimular as capacidades de cada criança, promovendo o desenvolvimento equilibrado de todas as suas potencialidades;
  • Contribuir para a estabilidade e segurança afetiva da criança;
  • Assegurar a igualdade de oportunidades no acesso à escola e no sucesso da aprendizagem;
  • Estimular a formação moral da criança e o sentido da responsabilidade, associado ao da liberdade;
  • Fomentar a integração da criança em grupos sociais diversos, tendo em vista o desenvolvimento da sociabilidade;
  • Incutir hábitos de higiene e de defesa da saúde;
  • Incutir hábitos de alimentação saudável;
  • Sensibilizar pais e comunidade para uma participação mais ativa na vida escolar;
  • Manter uma relação íntima com as famílias para, em articulação, serem avaliadas tentativas de resolução das questões que forem detetadas;
  • Contribuir para a promoção integral das famílias das crianças, cooperando com os serviços públicos competentes ou com Instituições Particulares num espírito de solidariedade

Sala Atividades Letivas

Área de lazer

Área de Biblioteca

Gabinete Trabalho

Sala Polivalente

Áreas comuns e Instalações Sanitárias

Áreas comuns e Instalações Sanitárias

Refeitório

Refeitório